FANDOM

Leóne
Serpa e Belmonte Reino de Serpa e Belmonte
Leóne
Brasão de Armas de Leóne
Gentílico

leonino, leões (informal)

Área55,7 km²
População 150.400 hab.
Nº de freguesias 8
Conde Alberto Giovanni II
Fundação 1300
Região Oeste
Província Província Leonina
Orago Santo Leão XI
Feriado 31 de Julho (Dia do Leão)

Leóne é uma cidade serpanica situada a noroeste de Serpa, é a capital da Província Leonina e tambem a capital principal de Serpa e Belmonte. Conta com os seus 55,7 km² de área e tem uma população de 150.400 habitantes.

A cidade de Leóne é conhecida entre os Ibéricos, como a Cidade de Muralhas Altas destacando-se assim com este nome, a sua grande capacidade defensiva contra os seus invasores, foi atacada 4 vezes sendo as ultimas 3 ocorridas depois do ano 2005 desde a fundação de facto de Serpa por André Moniz Vieira. 

É ainda conhecida mundialmente pelo seu gado abundante, tendo sido nomeada como a cidade com o melhor gado do mundo, maior parte sendo constituido por vacas de extrema qualidade e bois criados e cuidados em fazendas oficiais do governo serpano. Também é conhecido mundialmente por um dos seus clubes de futebol, o Leóne Sport Club e pela sua universidade principal, a Universidade de Medicina de Leóne.

É governada pelo Conde Alberto Giovanni II desde 1982 tendo feito com que seu mandato ficásse famoso pelas suas extrodinárias obras feitas no centro da cidade após os demais ataques sofridos em 2007 e 2009 e pela preservação de monumentos e edificios históricos da cidade.

Leóne está protegida pela Guarda Real Serpanica a mandato do rei Calisto IV, por ser uma cidade muito ameaçada principalmente pelos Estados Independentes da Ibérica.